sábado, 1 de abril de 2017

ÁLBUM FUTEBOLÍSTICO DE SÃO PAULO É REFERÊNCIA



Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC


A riqueza do futebol de São Caetano é antiga. A cidade possuía uma várzea com dezenas de campos de futebol hoje ocupados por prédios. E mesmo equipes da vizinha Zona Leste paulistana preferiam disputar os campeonatos promovidos em São Caetano.
Começa a Semana São Caetano 2015 aqui em  Memória. E o assunto é futebol, graças a uma alma generosa e anônima que deixou na Redação do Diário um exemplar do Álbum Futebolístico de São Paulo, editado pela Federação Paulista de Futebol em 1957, com informações que vão até 1956.
A obra é vasta, tamanho gigante, com capas revestidas de madeira. Fartamente ilustrado, o álbum traz informações das equipes que disputavam as principais divisões de profissionais do Estado. Rei Pelé iniciava carreira no Santos mas, como menino reserva, nem aparece na foto do time principal.
De São Caetano, integrava a Primeira Divisão a Associação Atlética São Bento, fruto de fusão entre o Comercial da cidade de São Paulo e o São Caetano EC. A fusão não daria certo. O São Caetano voltaria a ser autônomo, recuperando seu nome e trajetória. Mas o registro da Associação São Bento é perpetuada graças aos autores do álbum: Thomaz Mazzoni (chamado Olimpicus), na supervisão; e Nelson Martins de Almeida, que cuidou da redação e da coordenação.
E é graças a Nelson Martins de Almeida que o futebol de São Caetano é brindado no álbum, não apenas com o seu time principal, a AA São Bento, mas com fotos, distintivos e esportistas de vários outros clubes da cidade, o que veremos ao longo desta Semana de festas em São Caetano.
Os demais clubes do nascente ABC, futuro Grande ABC, não aparecem no álbum da FPF de 1957. Só São Caetano. E a explicação é simples: naquele tempo, Nelson Martins de Almeida foi contratado pelo município para organizar um livro sobre a administração pública. Tomou contato com a cidade. E registrou os seus principais clubes.
Venham conosco, esportistas de São Caetano e Grande ABC. E quem souber do paradeiro, digam como localizar notícias do jornalista Nelson Martins de Almeida. Ele foi muito importante naquele 1956 para o futebol e Memória da cidade. E merece ser citado, quem sabe ainda nesta Semana São Caetano 2015.
continuar em :

________________________


Publicado em segunda-feira, 3 de agosto de 2015 às 07:00 Histórico

O primeiro título nacional vem do Cerâmica

Ademir Medici

O Cerâmica FC foi grande, dentro e fora de São Caetano. Chegou a disputar campeonatos profissionais, nos anos 60. Representava uma das mais antigas indústrias da cidade e ganhou destaque no álbum que a Federação Paulista de Futebol editou em 1957.
Até então, o clube disputava campeonatos amadores, entre os quais os ligados à indústria e comércio, como narra o jornalista Nelson Martins de Almeida, co-autor do Álbum Futebolístico de São Paulo, em parceria com mestre Thomaz Mazzoni (Olimpicus)....

________________________


Publicado em quinta-feira, 6 de agosto de 2015 às 07:00 Histórico

Toda força aos clubes classistas

... Transcrevemos parte do texto... o mesmo pode ser acompanhado através do link consulta e postagem em 01.04.2017...

http://www.dgabc.com.br/Noticia/1539323/toda-forca-aos-clubes-classistas
... E a Semana São Caetano 2015 chega ao General Motors Esporte Clube, distinguido também no Álbum do Futebol de São Paulo (FPF, 1956). Lá estão as três fotos de hoje, com as informações e legendas compiladas pelo jornalista Nelson Martins de Almeida, de curta e frutífera passagem por São Caetano na década de 1950.

E o General Motors sagra-se campeão do IV Centenário
______________________
Infelizmente o tempo passou e só neste momento tomamos ciência das palavras aqui colocadas.  Embora que tardiamente, vamos entrar em contato com a redação do jornal (nota da editora do blog - Inajá Martins de Almeida)
_________________________________
O texto fora consultado em 01.04.2017

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...